As boas práticas agrícolas são fundamentais para a garantia da qualidade da matéria-prima, no que diz respeito a FLV (frutas legumes e verduras), principalmente do ponto de vista de contaminações de natureza microbiológica (como uso de esterco inadequado, água de irrigação contaminada, manipulação incorreta) e contaminações por produtor químicos (presença de resíduos químicos acima dos limites recomendados pela legislação vigente).
Adotar sistemas de garantia da qualidade para o equilíbrio do meio ambiente e fazer o uso racional dos recursos naturais auxilia na qualidade pós-colheita desses tipos de produtos e na satisfação do cliente final. Por isso, é essencial cuidar da higiene dos alimentos e investir em uma lavadora de caixas é a melhor maneira de se garantir a qualidade sanitária dos seus produtos.
Entenda a seguir, em detalhes, porque você deve estar atento a essa questão.
Os produtores recebem caixas plásticas para acondicionamento e transporte de seus produtos em suas propriedades rurais. Essas caixas, expostas a diversos tipos de ambientes e condições de armazenamento, precisam ser lavadas e desinfetadas antes de serem entregues para uso. Os utensílios utilizados, tanto na colheita quanto no transporte de produtos frescos, devem ser limpos em água com adição de detergentes e muitas vezes desinfetados, para manutenção da qualidade dos produtos. Esse processo serve para que a população de microrganismos (invisíveis a olho nu), presente na superfície dos alimentos, chegue a quase zero, de forma que os consumidores não sejam contaminados ao consumi-los.
Nas indústrias de alimentos, laticínios e agroindústrias, o controle deve ser ainda maior em relação às caixas de transporte, pois o risco de contaminação na cadeia produtiva precisa ser evitado a todo custo. Ainda há uma maior preocupação com a eficiência do sistema, pois o fluxo de produção das indústrias é muito maior e o cuidado deve ser redobrado. O custo pode ser alto, então um fator importante é escolher soluções de lavagem e desinfecção mais sustentáveis e eficientes, que reduzam o desperdício de água e desinfetantes, além de minimizar o uso dos outros recursos, como energia e mão de obra.
Para garantir a eficiência do processo, é preciso investir em um equipamento de limpeza das caixas, conferindo qualidade aos produtos sem aumentar custos nas operações. A não adoção de um sistema automatizado para lavação ocasiona em grande desperdício de água, tempo e pessoas, baixa eficiência na limpeza (já que nem sempre a desinfecção é realizada corretamente) e alto custo operacional (água, energia, mão de obra).
A Fornari, especialista no desenvolvimento de equipamentos para o agronegócio, desenvolveu lavadoras de caixas e bandejas, bem como lavadoras de bandejas de semeadura, que operam com um sistema prático, eficaz, e com alta pressão de água, o que reduz o consumo de água e energia quando comparado aos processos normais. Além disso, as peneiras estáticas realizam uma maior captação de resíduos, garantindo uma limpeza mais eficiente e promovendo grandes ganhos para o negócio. Veja as especificações e vantagens dos produtos:
E você, já automatizou o processo de lavagem de caixas de transporte no seu negócio? Entre em contato com a gente para saber mais sobre os nossos produtos!