A higienização é fundamental para prevenir e tratar contaminações microbianas que podem ocorrer em vários ambientes, que vão desde o convívio humano até a produção animal.
Especialmente quando se trata de aves de corte, alguns pontos na produção e no processamento são essenciais para garantir uma qualidade de entrega final.
A manutenção de um programa efetivo de biossegurança, a adoção de boas práticas de higiene e de um programa completo de vacinação são fatores chave para a prevenção de doenças. Devemos lembrar que é impossível esterilizar um galpão ou as dependências de uma granja, mas as boas normas de higiene reduzem os riscos de doenças. A boa sanitização da granja não se resume apenas à escolha do desinfetante certo. O ponto fundamental da sanitização da granja é a limpeza eficaz e a escolha de produtos e acabamentos sanitários.
A prevenção é o método mais econômico e eficaz para o controle de doenças. Abaixo listamos alguns pontos importantes para poder assegurar melhor qualidade no processo de higienização na sua granja.
O manejo sanitário é um ponto de destaque para garantir uma qualidade melhor de entrega na sua produção. Entende-se por manejo sanitário um conjunto de medidas cuja finalidade é proporcionar aos animais ótimas condições de saúde. Os componentes do manejo sanitário buscam evitar, eliminar ou reduzir ao máximo a incidência de doenças nos animais, para que se obtenha um maior aproveitamento do material genético e consequente aumento da produção e produtividade. A sanidade dos animais, aliada às práticas de manejo e à nutrição, é essencial para o controle de doenças fisiológicas, doenças patogênicas (transmitidas por meio de vírus e bactérias) e doenças parasitárias.
A segurança alimentar estuda os riscos e as formas sobre como os alimentos devem ser cultivados, manuseados, preparados e armazenados para evitar doenças de origem alimentar. Para evitar esses tipos de doenças, é necessário que a população esteja alerta sobre cuidados de higiene e manuseio destes alimentos. Lavar as mãos apenas antes de iniciar a preparação do alimento não é suficiente. É necessário que as mãos sejam lavadas durante todo o processo de preparo alimentício e os equipamentos utilizados também devem estar limpos.
Quando se trata de segurança alimentar, um dos aspectos que merece atenção especial é a seleção de materiais que entram em contato com o alimento durante todas as fases da industrialização: preparação, manuseio, estocagem e transporte. Use um lavador de mãos individual de aço inox em sua granja, pois ele ajuda na higiene e evita maiores contaminações.
Resistente, o aço inox é um material de fácil conservação. Através da limpeza adequada e rotineira, é possível manter suas propriedades originais inalteradas, preservando sua resistência à corrosão, aparência e higiene. Para garantir condições adequadas, as superfícies de inox são lisas, impermeáveis, livres de fendas, trincas e arranhões para que não retenham matéria orgânica. Também são constituídas de material não tóxico e inerte, ou seja, incapaz de modificar o odor e o sabor dos alimentos e bebidas, resistente à corrosão e não-absorvente. Ele normalmente não forma microfissuras, assim evitando a possibilidade de surgimento da infecção bacteriana.
Essas são algumas dicas que irão manter maior segurança na higienização da sua granja. Garantir condições de saúde aos animais, assegurar os bons costumes de segurança alimentar e investir em lavadores individuas de aço inox são o caminho para levar seu negócio ao sucesso. Entre em contato conosco para mais detalhes sobre o produto.