Incorporar ações sustentáveis à estratégia do setor é a principal maneira do agronegócio se manter em pé, de geração em geração, e garantir acesso aos mercados altamente exigentes e competitivos.
Ao contrário do que muitos pensam, a sustentabilidade, além de promover crescimento, também gera lucro. Saiba a importância da sustentabilidade nas agroindústrias!
Com esse objetivo, produtores rurais estão cada vez mais conscientes de que o futuro da agropecuária está atrelado à recuperação, preservação e valorização dos recursos naturais. Por isso, adotam ações direcionadas à melhoria do uso do solo, redução de consumo de água, reutilização de recursos, recolhimento e destinação adequada das embalagens de defensivos agrícolas, redução das emissões dos gases de efeito estufa, entre outras. Tudo isto resulta na preservação do meio ambiente. A inovação tecnológica é outro avanço que se destaca no setor, proporcionando aumento da produtividade e redução de custos.
O termo sustentabilidade surgiu no setor no início dos anos 1970. O agronegócio era visto como um vilão na luta pelo desenvolvimento responsável. De lá pra cá, o mercado vem trabalhando para mudar sua imagem apoiado nos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.
A adaptação ao novo cenário abriu as portas para a modernização do agronegócio, estimulou estudos e pesquisas no setor e impulsionou o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, focando no aumento da produtividade e do lucro. A soma dessas e de outras ações viabilizaram oferecer um produto cada vez mais confiável e de qualidade ao consumidor.
As boas práticas para minimizar os impactos socioambientais e econômicos, garantir o bem-estar de toda a sociedade e o equilíbrio entre produção e conservação passaram a ser replicadas no mercado, levando produtores do setor a receber prêmios e certificados de sustentabilidade. Essas conquistas auferem a sustentabilidade da produção e ainda auxiliam no controle da gestão.
O lucro passa a ser uma consequência natural do agronegócio quando o produtor rural faz investimentos para preservação do meio ambiente. Os mercados interno e externo avaliam, principalmente, a quantidade de gases de efeito estufa emitida na produção, verificam os produtos que provocam menor impacto e identificam os produtores que têm acesso a tecnologias que permitem o efetivo controle das emissões.
Na dimensão social da sustentabilidade, o setor contribui para a geração de expressivo percentual de empregos no País, gera renda, especializa mão de obra e é o principal responsável pelo saldo positivo da balança comercial de exportação. Além disso, o agronegócio realiza diversas ações que proporcionam qualidade de vida aos seus diferentes públicos de relacionamento.
Sustentabilidade é um indicador da competitividade. No entanto, o lucro no agronegócio sustentável é consequência de um planejamento estratégico estruturado e adequado ao mercado, somado à eficiência no fluxo de caixa e gestão financeira eficaz.
Saiba a importância de utilizar a tecnologia no agronegócio!
E você? Concorda que é possível aliar o agronegócio à sustentabilidade? Conte pra gente suas experiências sobre este tema!