Saúde, nutrição e praticidade: sem sombra de dúvidas, os ovos são os alimentos mais versáteis do mundo, ainda mais se considerarmos a infinidade de receitas que podem ser feitas com eles. Por isso, aproveitamos este post para fazer uma homenagem especial.
Afinal de contas, você sabe quando é comemorado o Dia Mundial do Ovo? Caso não, sem problemas. O nosso objetivo é mergulhar na história desse alimento, explicando sua importância e seu protagonismo na mesa de todas as famílias ao redor do mundo.
Quando é comemorado o Dia Mundial do Ovo?
O Dia Mundial do Ovo é comemorado na segunda sexta-feira de outubro. Essa foi a data escolhida, ainda em 1996, pela Comissão Internacional do Ovo para festejar e enaltecer esse alimento. Neste ano de 2021, a celebração acontece no dia 8 de outubro.
Essa é uma celebração especial justamente pela importância desse alimento na base alimentar de toda a humanidade. Afinal, o ovo é um alimento atemporal, utilizado em quase todas as culturas e que sempre foi reverenciado por suas vantagens.
Além de indispensáveis em várias receitas, como salada de ovos, bolos e tortas, os ovos são repletos de benefícios nutricionais, pois combinam baixa carga calórica com uma série de vitaminas, proteínas e minerais cruciais ao desenvolvimento humano.
Além disso, o ovo é considerado o segundo alimento mais completo do mundo, atrás apenas do leite materno. E foi considerando tudo isso que a Comissão Internacional do Ovo criou a data, ampliando a divulgação sobre as vantagens desse alimento para todo o planeta.
E vale destacar que vários países realizam eventos especiais nessa data, como Holanda, Austrália e Estados Unidos, além de muitos outros. Compacto, econômico e nutritivo, o ovo mantém sua importância global, sendo o alimento mais conveniente, prático e acessível do mundo.
Como é o consumo de ovos nos países ao redor do mundo?
Se considerarmos o World Atlas publicado pela Comissão Internacional do Ovo em 2018, nos deparamos com números bastante interessantes. Na época, o Japão liderou com 320 ovos consumidos anualmente por pessoa. Em seguida, o Paraguai, com 309, e a China, com 300.
Consumo entre os brasileiros
De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo aumentou exponencialmente no Brasil: de 148 unidades per capita anuais em 2010, para 251 unidades em 2020 – recorde de consumo desta proteína no Brasil. E as projeções da ABPA apontam para novas marcas históricas já em 2021.
Conforme a entidade que representa a avicultura e a suinocultura do País, o consumo projetado para este ano deverá alcançar 255 unidades, com a produção anual superando 54,5 bilhões de unidades – ou o equivalente a 1.728 ovos por segundo.
Segundo Ricardo Santin, presidente da ABPA, e também é presidente do Conselho de Administração do Instituto Ovos Brasil (IOB), fortes campanhas de esclarecimentos e a versatilidade do ovo mudaram o quadro de consumo da proteína, que foi especialmente impulsionado nos últimos anos graças à condição vantajosa de acesso em relação à outras proteínas.
“Os últimos dois anos foram marcantes para os produtores de ovos, que viram o Brasil superar a média global de consumo do ovo, que é de 230 unidades anuais. É o rompimento de um paradigma do produto, que sempre foi popular, mas que agora é, de fato, amplamente consumido no País”, avalia.
É neste contexto que as perspectivas de consumo de ovos deverão avançar para novos índices recordes. A ABPA projeta que, no próximo ano, a média de consumo da proteína chegue às 262 unidades anuais.
“Temos enfrentado fortes altas de custos de produção e o cenário produtivo não é favorável do ponto de vista competitivo. Mas o custo elevado de outras proteínas coloca o ovo em uma situação vantajosa, reforçado pela posição que a proteína assumiu na percepção do consumidor em relação à saudabilidade do produto. O ovo não é só um produto versátil, popular e gourmet ao mesmo tempo. Ele agora assumiu, definitivamente, uma posição estratégica para a segurança alimentar do país”, destaca Santin.
Qual a importância do ovo na alimentação?
A qualidade que melhor define os ovos é a versatilidade, ou seja, trata-se de um alimento coringa na cozinha. Com os ovos, não existem restrições, pois eles podem ser ingeridos tanto diária como esporadicamente. São utilizados tanto nos restaurantes refinados como no cotidiano corrido das nossas casas, sempre entregando uma refeição rápida, divertida e prazerosa.
Além disso, os ovos podem ser preparados de inúmeras formas, sejam fritos, cozidos ou podem ser usados em receitas mais complexas e demoradas, como bolos, tortas, doces, salgados, ou afins.
Afinal de contas, o ovo é altamente nutritivo, sendo um dos carros-chefes na alimentação de atletas e pessoas com rotinas exaustivas. Seja criança, adolescente, adulto ou idoso, os ovos são alimentos universalmente práticos, gostosos e eficientes para uma vida ativa e saudável.