Foram selecionadas apenas 30 empresas para relatar a experiência e expertise na área da inovação.
A diretora da Fornari Indústria, Luciane Fornari, estará presente no painel “Casos de Inovação da Indústria”, que ocorre no dia 13 de agosto, das 11h50 às 13h05, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP). O objetivo do evento é apresentar 30 histórias de inovação da indústria e discutir sobre os aspectos inovadores dessas experiências. A Fornari Indústria foi uma das escolhidas.
Os casos selecionados compõem um acervo rico de protagonismo de organizações de todos os portes, de todas as regiões, de capitais a pequenas cidades do interior, de origem nacional e estrangeira, das mais variadas inserções da economia, que adotaram – via inovação – iniciativas garantidoras de resultados econômicos e financeiros de impacto.
Na oportunidade, a Fornari Indústria, que há mais de 11 anos é dedicada à produção de equipamentos para a agroindústria, com soluções de segurança sanitária nas cadeias avícola e de suínos, estará apresentando a sua experiência e expertise no segmento da inovação.
O painel “Casos de Inovação da Indústria” é uma realização do SEBRAE e Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do SESI e SENAI.
Sobre a Fornari
O conhecimento técnico e a criatividade de seus fundadores levaram à fabricação dos primeiros bicos nebulizadores e sua posterior utilização na higienização dos caminhões. No primeiro ano de atividade, a Fornari fabricou e instalou uma dezena de sistemas de higienização, no ano seguinte o número triplicou.
Com a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de procedimentos higiênico-sanitários, a Fornari alçou voo. O sucesso fez a Sadia consultar a Fornari sobre a possibilidade do desenvolvimento de uma solução para a higienização de ovos fertilizados.
O processo desenvolvido, de higienização imediatamente após a postura do ovo, mostrou-se muito superior às alternativas existentes, por ser menos agressivo e não apresentar restrições de uso.
Ele foi o resultado do apoio do IEL/SC – Finep (Nagi, Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação) para a reestruturação do Departamento de P&D da empresa, que conta hoje com cinco pessoas além da interação com duas startups incubadas no Celta, voltadas ao desenvolvimento dos componentes eletrônicos embarcados e ao design dos produtos. O Instituto de Tecnologia e Inovação SENAI, de Joinville, auxilia a empresa na criação de uma nova versão do equipamento, que permitirá monitorar, em tempo real, o processo de desinfecção.