A Fornari Indústria está há sete anos atuando no mercado regional e nacional, buscando desenvolver soluções inovadoras para os setores do agronegócio. Com o objetivo de expandir os negócios fora do Brasil, a Fornari Indústria está se instalando nos Estados Unidos, no estado da Flórida.
A oportunidade surgiu por meio do programa Exporta SC do Sebrae, que irá promover a inserção de 50 micro e pequenas empresas catarinenses no mercado norte-americano. A iniciativa contempla desde a capacitação de empreendedores até a auto-suficiência dessas empresas nos Estados Unidos.
Segundo a sócia-proprietária da Fornari Indústria, Luciane Piovezan Fornari, o mercado norte-americano representa uma oportunidade de crescimento e já vinha sendo estudado há alguns anos, inclusive a Fornari já esteve participando em feiras nos EUA.
Luciane destaca que os Estados Unidos é atualmente o maior produtor de frango no mundo o que vem ao encontro da proposta da Fornari, que é oferecer soluções para o mercado Agro. Desta forma, a apostas da Fornari Industrial para o mercado norte-americano será a Máquina de Desinfecção de Ovos. “É um equipamento voltado para colaborar com a segurança dos planteis de produção e segurança alimentar, e atualmente os gastos que os EUA têm com a saúde pública, devido às intoxicações alimentares, é maior que o Brasil”, destaca.
A máquina busca aperfeiçoar os processos de desinfecção de ovos férteis e comerciais e está em conformidade com a resolução dos principais países produtores de alimento do mundo. O equipamento foi reconhecido internacionalmente em setembro de 2010, quando recebeu o Troféu Ouro do Prêmio Gerdau Melhores da Terra.
Outros produtos
A Fornari Indústria oferece soluções para a padronização de processos de desinfecção por meio do controle e tratamento adequado, contribuindo com o trabalho do homem do campo e das indústrias, sempre em harmonia com o meio ambiente. A máquina Extrusora Compacta de Sólidos é um desses equipamentos que se destacam pelos benefícios que traz para a natureza.
O equipamento permite por meio de um composto sistema de prensa, a separação das partículas sólidas do líquido. “Buscamos pesquisar a forma como é feito os tratamentos de lagoas de decantação em grandes fábricas e compactamos esses conceitos em um equipamento pequeno, para atender as necessidades do produtor rural”, explica Luciane.
A proposta de levar uma solução tecnológica da indústria para a propriedade rural é promover maior sustentabilidade e assim gerar maior rentabilidade, buscando manter o homem do campo na atividade. De acordo com Luciane, a Fornari tem como missão desenvolver tecnologias que promovam a harmonia entre as atividades necessárias para sobrevivência e preservação do meio ambiente.
Fornari Indústria
Além da Máquina de Desinfecção de Ovos e da Extrusora Compacta de Sólidos a Fornari Indústria também oferece as soluções de Lavadoura de slat de ninho Automático; Lavadora de bandejas de 30 ovos e caixas de transporte; Lavadora de bandejas de incubação, nascimento e caixas de pintinho; Arco de Desinfecção; Megaclorador e também trabalha com equipamentos personalizados.
A empresa também trabalha com a manutenção industrial, atividade que na verdade marcou o surgimento da Fornari. De acordo com Luciane, há 20 anos foi criada a Mecânica Orestes Fornari e Filhos, que trabalhava com a manutenção de máquinas e caminhões, de propriedade do Sr. Orestes Fornari (in memorian). Conforme o tempo foi passando, surgiu à oportunidade de ampliar os serviços e então Roberto e a esposa Luciane criaram a Fornari Indústria, há sete anos. A nova empresa foi criada com o objetivo de desenvolver equipamentos para o agronegócio e ainda possui o diferencial de oferecer o tradicional serviço de manutenção. Atualmente a equipe da Fornari é formada por 20 colaboradores altamente especializados.
Exporta SC
O projeto tem duração de 36 meses, sendo que sete meses já se passaram. Segundo a empresária, os primeiros seis meses foram dedicados à seleção das empresas. Após a seleção, a Fornari Indústria foi em janeiro para os Estados Unidos e em março irá novamente para fazer uma visita técnica. “Vamos passar alguns dias lá para conhecer o local onde será instalada a empresa e receber treinamentos sobre o mercado americano, além disso, teremos mais 88 encontros on-line para nos prepararmos para abrirmos a nossa empresa lá”, enfatiza.
Durante os 29 meses restantes do período de incubação das empresas selecionadas para atuar no mercado norte-americano, o Sebrae irá prestar suporte de atendimento em diversos aspectos, tais como abertura da empresa nos EUA e todos os requisitos legais relacionados à capacitação, administração, finanças, marketing, jurídico, logística e estrutura física.
Fonte: O JORNAL / News Comunicação Organizacional