Você já ouviu falar em ovoscopia? Sabe os benefícios que pode trazer para a sua produção? Esta técnica é usada para a identificar defeitos na casca e observar as características internas do ovo.
Dessa maneira, é muito mais fácil garantir a qualidade dos ovos que serão incubados, com rapidez e facilidade.
Existem diversos tipos de ovoscópios. Alguns caseiros, outros industriais e bem modernos. No entanto, mesmo com certas diferenças, todos eles têm a mesma função de controle de qualidade dos ovos.
A ovoscopia é um procedimento bem simples, que consiste em colocar os ovos, dentro de um local escuro, contra uma fonte de luz. Assim, sem quebrar ou danificar os ovos, é possível enxergar o seu interior, verificando a presença de embriões e outros detalhes.
São diversas as características que podem ser percebidas com a ovoscopia, entre elas:
Trincas e pequenas rachaduras só percebidas com o uso dos ovoscópios;
Câmara de ar maior do que o normal e a gema densa, o que significa que o ovo está velho;
Ovos com manchas de sangue e coloração rosa pálida na clara;
Gemas múltiplas ou duplas, impróprios para incubação;
Ovos contaminados, caracterizados pela massa escura. Esses devem ser cuidadosamente manipulados, pois podem estourar e contaminar o ambiente.
A observação pela ovoscopia pode ser feita a partir do 1° dia da postura, para identificar micro rachaduras e micro trincas e posicionamento do ovo na bandeja. Observar a qualidade do desenvolvimento embrionário e eventuais defeitos durante a incubação.
A partir do 7° dia de incubação é possível analisar o desenvolvimento embrionário:
– Se a gema é identificada com facilidade no interior do ovo, significa que está infértil.
– Quando o ovo é fértil, enxerga-se raios de sangue na gema e um ponto preto, significa que é o começo da formação de um embrião, além disso a coloração fica mais escura.
Durante a transferência dos ovos da incubadora para o nascedouro, podem ser feito novamente a ovoscopia para retirada do ovos com embriões mortos.
O ideal é que a ovoscopia seja feita em um ambiente apropriado utilizando mesa de ovoscopia. A mesa própria para a ovoscopia é a melhor opção, e a Fornari produz modelos móveis, em inox, com capacidade para badejas de até 150 ovos. Também existe a possibilidade da produção de uma mesa personalizada, com o tamanho e características de acordo com a sua produção.
Mesa de Ovoscopia: melhor desempenho na avicultura industrial!
Você já conhecia o uso do ovoscópio? Tem o costume de fazer a observação dos ovos? Conte para a gente e visite a página da Fornari para saber mais sobre a mesa de ovoscopia.