Português (Brasil) U.S. English

Fornari Blog

Conheça a importância da desinfecção de ovos na prevenção à salmonela

Facebook Twitter LinkedIn
21 de abril de 2016 | Postado por Fornari

À medida que o mercado fica cada vez mais exigente com a qualidade dos produtos, empresas tentam se adequar a estas novas demandas. A agroindústria ainda é o principal setor da economia brasileira em crescimento nos últimos anos. Neste cenário, os processos devem estar em constante evolução e sempre buscando uma melhora na qualidade de seus produtos.

O processo de desinfecção de ovos busca diminuir ou eliminar riscos de contaminações por microrganismos. Vírus, bactérias e fungos são alguns patógenos que podem comprometer tanto a saúde humana quanto a qualidade dos ovos e as aves da indústria.

A desinfecção dos ovos deve garantir uma boa ação na casca tratada e o composto desinfetante deve agir em um amplo espectro com a menor taxa de toxicidade. A ação deve ser rápida a fim de não alastrar a contaminação e não gerar grandes custos adicionais ao processo produtivo.

Existem diversas espécies de bactérias do gênero Salmonella. Entre eles, destacam-se a S. pullorum, S. gallinarum,S. typhimurium e S. enteritidis, cada qual com características específicas e que podem causar diferentes tipos de doenças tanto em aves quanto em humanos.

Desinfecção dos ovos 

O processo de desinfecção dos ovos se resume a diminuir ou erradicar patógenos que estão contidos nos ovos. Existem diversas maneiras de realizar essa desinfecção, seja química, por desinfetantes, ou por agentes físicos, como desinfecção à filtração, radiação, calor seco e calor úmido como processo de lavagem mecânica.

Uma boa solução para a desinfecção de ovos são máquinas de lavagem, desinfecção e secagem, que proporcionam uma boa padronização do processo, garantindo o controle sanitário e a temperatura do ovo.

Salmonela

A salmonelose é uma doença causada por bactérias do gênero Salmonella sp, que pode ser subdividas em vários sorotipos. As espécies de maior importância para a população humana e para a indústria de processamento de ovos são as Salmonella enteritides e a Salmonella typhimurium, pois podem causar gastroenterites em humanos e, em casos severos, levar a morte.

As S. pullorum e S. gallinarum causam a pulorose e tifo aviário respectivamente. Estas doenças não têm nenhuma importância em saúde pública, mas são devastadoras na produção animal, causando enormes prejuízos para a cadeia produtiva.

Transmissão nos ovos

Alguns estudos mostraram que a S. enteritidis infecta o ovo não somente através da casca quebrada, mas também silenciosamente os ovários da galinha, tornando seus ovos infectados antes mesmo de se formar a casca.

A grande maioria dos tipos de Salmonela vive no trato de animais e aves e é transmitida por alimentos de origem animal. A estatística norte-americana mostra que um em cada 20 mil ovos pode estar contaminado, e em algumas regiões, um em cada 10 mil ovos, o que aumenta o risco de se adquirir a doença. Apesar de este número parecer baixo, as consequências do contágio desta bactéria são desastrosas.

São necessárias medidas rígidas de higiene na criação de aves e produção de ovos para se evitar a disseminação da doença. Cuidados com os dejetos dos animais são fundamentais para impedir a contaminação do meio ambiente, das águas dos rios e das plantações de verduras e frutas.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo e conheça mais sobre a importância da desinfecção no combate de patógenos!

Facebook Twitter LinkedIn