Graças ao significativo crescimento populacional das últimas décadas e consequente maior demanda de consumo, tornou-se necessário, também, aumentar a produção.
Por sua vez, o aumento da produção, especificamente quando nos referimos aos produtos de natureza animal, coloca uma série de fatores delicados em questão, como:
Estas e muitas outras questões são pertinentes quando estamos lidando com um mercado que não oferece margem para erros, e a segurança é responsabilidade de todos os envolvidos em cada etapa do processo comercial. Como foi dito, o crescimento populacional exigiu o aumento da produção, e para garantir que a segurança sanitária acompanhasse esse movimento foram criados métodos, medidas preventivas e normas de comercialização. Continue lendo para entender o que é biosseguridade e qual a sua importância.
Expressando de forma simplificada, biosseguridade é uma série de medidas e procedimentos realizados com o intuito de diminuir ou eliminar a possibilidade de que bactérias ou agentes patogênicos se desenvolvam em uma granja. As medidas preventivas visam também eliminar os riscos de infecção e contaminação dos animais, preservando a sua saúde e segurança em cada etapa do processo de criação. Dessa forma, evita-se o máximo o risco que estes animais contraiam doenças.
Os procedimentos e medidas preventivas de biosseguridade são diversos, de acordo com a necessidade e espécies em criação. Estes procedimentos atuam de várias formas, tais como:
As medidas preventivas adotadas pela biosseguridade impedem ou controlam surtos e epidemias que podem atingir até mesmo níveis globais de contaminação, como a gripe aviária (H5N1), causada pelo vírus Influenza, entre tantas outras doenças que são propagadas pelo contato ou consumo de animais infectados. Além de assegurar a qualidade dos produtos comercializados, elas impedem que demandas inteiras sejam perdidas por conta de animais contaminados, e também preservam a saúde dos consumidores.
Os métodos aplicados pela biosseguridade englobam aspectos que vão além do mercado alimentício ou do agronegócio. Eles também são importantes para impedir riscos de contaminação populacional por meio do transporte de vírus e bactérias entre laboratórios de forma adequada, utilizam medidas preventivas contra ataques bioterroristas e oferecem suporte a eventos de nível internacional que envolvem contatos com animais.
A Fornari terá uma importante participação ativa de biosseguridade nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, ajudando a prevenir os riscos de propagação de doenças, já que este será um evento de nível mundial com um enorme fluxo de pessoas das mais diversas nações, o que o torna os ambientes propícios para a proliferação de uma grande quantidade de patógenos. Portanto, serão necessárias medidas de segurança altamente minuciosas.
Haverá competições olímpicas com animais vindos de diversos países e todo o processo para transportá-los em segurança, desde os seus países de origem até o Brasil, envolve medidas de biosseguridade. A Fornari irá instalar um Arco de Desinfecção no Complexo de Deodoro no Rio de Janeiro, local onde estes animais irão permanecer durante o período dos jogos atléticos.
Lavador de botas: Garantindo a biosseguridade na granja!
Quer saber mais sobre biosseguridade? Deixe o seu comentário! Continue acompanhando o nosso blog para conferir as notícias mais importantes sobre o mundo dos Agronegócios!