Português (Brasil) U.S. English

Fornari Blog

Quais são os principais cuidados com aves de corte no verão?

aves de corte
Facebook Twitter LinkedIn
16 de fevereiro de 2017 | Postado por Fornari

Com a entrada do verão é comum nos depararmos com casos massivos de mortes na avicultura industrial. Devido às ondas de calor intenso nessa época do ano e falta de estrutura nas granjas, a saúde do animal fica facilmente comprometida e gera diversos problemas para um bom rendimento de carne. Veja os principais cuidados com aves de corte em épocas de temperaturas elevadas.

A busca do equilíbrio térmico

Você sabia que as aves são sensíveis às variações de calor e umidade? O estresse calorífico gerado diminui a alimentação de ração e faz com que as aves desperdicem boa parte da energia que deveria ser usada para ganho de peso para dissipar o excesso de aquecimento corporal.

Diferentemente dos humanos, as aves não conseguem perder o calor via suor. Elas precisam resfriar seus órgãos internos pela evaporação ou bebendo água e por causa disso é fácil ocorrer a famosa hipertermia dentro dos granjeiros pela falta de uma temperatura ideal.

Veja alguns passos para poder gerar um ambiente ideal para as aves de corte na sua granja.

Ventiladores

Gerada através da ventilação do ambiente, equipamentos de resfriamento como ventiladores, exaustores, nebulização e placa evaporativa precisam ser usados para assegurar o bom desempenho das aves, visando o máximo ganho de peso e diminuição da conversão alimentar.

Normalmente os ventiladores são controlados por temporizadores definindo o tempo de acionamento, podendo também serem regulados através da velocidade do ventilador. São utilizados para retirada dos gases tóxicos e umidade. Esse tipo de sistema exige que o aviário seja bem vedado e se houver fugas de ar, o sistema se tornará pouco eficaz ou então falho.

Mas, cuidado, vento na direção errada pode ser cilada!

Controlando-se a entrada de calor no aviário e facilitando a saída do calor produzido, a ventilação é uma complementação dos requisitos de conforto nos granjeiros. Mas atente-se: no caso dos ventiladores, é preciso o correto posicionamento dos mesmos, assim como a quantidade exata para cada aviário para que se evite a incidência de vento direto nas aves e o surgimento de desempenho baixo do lote, em consequência de estresse. O uso de artifícios estruturais para manter o equilíbrio térmico entre a ave e o meio auxilia para eliminar o excesso de umidade do ambiente e da cama, proveniente da água liberada pela respiração das aves e através dos dejetos.

Temperatura da água

Outro grande ponto de destaque para o cuidado com aves de corte está na água dos bebedouros. A temperatura da água exerce influência sobre o seu consumo pelas aves e sobre a produtividade das mesmas. A quantidade de água ingerida pelas aves aumenta com a elevação da temperatura ambiente, sendo o consumo, em situação de estresse calórico, limitante para a taxa de crescimento e sobrevivência. Sua troca deve ser rotineira (pelo menos seis vezes ao dia nos primeiros dias de alojamento), evitando que esquente e cause diarreia nas aves.

Troque a água do bebedouro com frequência para evitar maiores transtornos

Como o animal busca o equilíbrio térmico pela ingestão da água, caso ela esteja fora de sua temperatura de conforto, o consumo será maior e a frequência respiratória aumenta, o que leva à exaustão física, gerando grandes perdas de peso e a consequente mortalidade do animal.

O organismo das aves pode ser considerado como sendo uma complexa sociedade de células, as quais estão associadas e inter-relacionadas com o meio em que elas vivem. Com a frequência dos melhores resultados zootécnicos em aviário, a qualidade de vida das aves será maior, afinal o efeito das atividades dos sistemas é o de criar no interior do organismo o ambiente necessário para que todas as células funcionem adequadamente, garantindo uma boa performance. Consequentemente, a entrega do produto final irá refletir o bem estar da saúde do animal durante sua vida.

Mantenha sempre os bons cuidados das suas aves: saiba porque a vacinação é um dos pilares da avicultura industrial.

Facebook Twitter LinkedIn