Português (Brasil) U.S. English

Fornari Blog

Pintos de corte: principais cuidados nas primeiras semanas de vida

pintos de corte
Facebook Twitter LinkedIn
3 de agosto de 2017 | Postado por Fornari

O período de incubação – que corresponde aos primeiros 18 dias de vida dos pintos de corte – é o período mais sensível da vida do animal, que durante esse período não é capaz de manter adequadamente a sua temperatura corporal.

Um erro comum é pensar que é preciso manter apenas a temperatura sob controle. No entanto, também é preciso cuidar da gestão da água e de alimentos. O gerenciamento adequado dessas áreas será o fator chave para a uniformidade e bom desempenho da produção. Pintos de corte de boa qualidade são muito ativos durante o dia, com olhos abertos e brilhantes, pernas fortes e brilhantes, sem defeitos físicos, sem patógenos e apresentam boa imunidade.

Temperatura

O pintinho não é capaz de manter a sua temperatura corporal, de modo que o pintinho jovem vai perder calor mais rápido do que um pássaro adulto.

O corpo do pintinho jovem possui penugem apenas na parte de baixo, o que proporciona uma baixa capacidade isolante, portanto, se a temperatura não for controlada, ele perderá calor rapidamente através de radiação e condução. O aviário deve estar pré-aquecido e estabilizado 24 horas antes da colocação das aves, com 48 horas de pré-aquecimento, o que pode variar dependendo da estação, região e temperatura externa.

A temperatura correta também influenciará a saúde e a imunidade das aves porque o desenvolvimento do sistema imunológico só ocorre de maneira adequada quando as aves se sentem confortáveis. A temperatura interna do pintinho (medição de ventilação) deve ser mantida entre 40º e 40.6ºC. Abaixo de 40°C é considerado frio e acima de 41°C é considerado quente. Use sempre o comportamento do pássaro e a temperatura efetiva como guia final para determinar a temperatura correta para as aves.

De acordo com o clima sazonal, é muito importante ter ferramentas para aquecer e resfriar o ar e opções para fornecer fluxo e distribuição correta de ar. Lembre-se de que os frangos de corte na fase de incubação não precisam de velocidade do ar acima de 0,3 m/s ao nível do solo.

Gestão de água

Muitas vezes, observamos esse componente esquecido pelos criadores de frango. A água é um nutriente essencial que afeta todas as funções fisiológicas. Uma restrição de água em 40% diminui a ingestão de alimentos e o peso corporal, principalmente durante os primeiros quatorze dias de vida. Precisamos fazer com que cada ave ingira 24ml de água durante as primeiras 24 horas.

O uso de filtros de água é sempre importante para manter a boa qualidade da água.

Outros cuidados

A quantidade de alimento deve ser de 50g por pássaro durante o período inicial de vida de um pintinho. A estimulação correta das atividades diurnas durante os primeiros 5-7 dias de vida é necessária para o melhor consumo de alimentos e desenvolver o sistema digestivo e imunológico.

A intensidade de luz deve ser de 25 kwts na parte mais escura da casa durante a incubação para estimular o aumento precoce de peso. A intensidade da luz ideal no nível do chão não deve variar em mais de 20%. Outra boa ferramenta é ter uma lâmpada de 100 watts pendurada em panelas de demanda no final da linha. Após sete dias de vida é preciso regular a luz e a escuridão. A quantidade de horas escuras variará de acordo com as especificações do mercado.

Um pintinho precisa consumir 20-25% de seu próprio peso em alimentos e 40-50% de água. Estes são objetivos importantes. E lembre-se de que a ingestão de água e alimentos estão conectados entre si. O objetivo é atingir 40-50% do peso em sete dias e o padrão da raça aos 14 dias.

E você? Quais cuidados toma nas primeiras semanas de vida das suas aves? Comente com a gente!

Facebook Twitter LinkedIn