Português (Brasil) U.S. English

Fornari Blog

Pegada hídrica: esse indicador pode afetar sua granja

Pegada hídrica
Facebook Twitter LinkedIn
1 de junho de 2017 | Postado por Fornari

Tudo o que usamos, compramos, vendemos ou comemos precisa de água para ser feito. Por sua vez, a pegada hídrica mede a quantidade de água usada para produzir cada um dos bens e serviços que usamos. Ou, dito de outro modo, a pegada hídrica ajuda a entender como os produtos da sua granja se relacionam com a água.

A água pode ser medida para um único processo, como o cultivo de arroz, para um produto, como um par de jeans, para o combustível que colocamos em nosso carro, para uma empresa multinacional ou para uma granja inteira. A pegada hídrica também pode nos dizer quanta água está sendo consumida por um determinado país – ou globalmente – em uma bacia hidrográfica específica ou em um aquífero.

O que a pegada hídrica pode responder?

A pegada hídrica permite responder a uma ampla gama de questões de empresas, governos ou indivíduos. Por exemplo:

  • Qual a dependência da água nas operações da minha granja e da minha cadeia de suprimentos?

  • Quão bons são os regulamentos que protegem nossos recursos hídricos?

  • Quão seguros são nossos alimentos ou fontes de energia?

  • Posso fazer algo para reduzir a minha pegada hídrica e ajudar a administrar a água para as pessoas e para a natureza?

Dependendo da pergunta que se faz, a pegada hídrica pode ser medida em metros cúbicos por tonelada de produção, por hectare de terra cultivada, por unidade monetária e em outras unidades funcionais. A pegada hídrica ajuda-nos a compreender para que fins nossos recursos limitados de água doce estão sendo consumidos e poluídos. O impacto de práticas hídricas adequadas ultrapassa o ambiente de uma granja, afetando positivamente toda a cadeia de produção e até o consumidor final. Trata-se de produzir igual ou maior quantidade de carne, por exemplo, com menos litros de água.

O impacto depende, principalmente, de onde a água é retirada e quando. Se vier de um lugar onde a água já é escassa, as consequências podem ser significativas e requerem ação.

Uso direto e indireto da água

A pegada hídrica examina o uso direto e indireto de água em um processo, produto, empresa ou setor e inclui o consumo de água e poluição ao longo de todo o ciclo de produção, desde a cadeia de suprimentos até o usuário final.

Também é possível usar a pegada hídrica para medir a quantidade de água necessária para produzir todos os bens e serviços consumidos pelo indivíduo ou por uma comunidade, uma nação ou por toda a humanidade. Isso também inclui a pegada direta da água, que é quando a água é usada diretamente pelo indivíduo, e a pegada indireta da água – o somatório das pegadas hídricas de todos os produtos consumidos.

Qual a relação entre consumo de água e a pegada hídrica?

O interesse pela pegada hídrica está enraizado no reconhecimento de que os impactos humanos sobre os sistemas de água doce podem, em última análise, estar ligados ao consumo humano e que questões como a escassez de água e a poluição podem ser melhor compreendidas e abordadas considerando a produção e as cadeias de fornecimento como um todo.

Os problemas da água estão intimamente ligados à estrutura da economia global. Muitos países têm externalizado significativamente sua pegada hídrica, importando bens de uso intensivo de água de outros lugares. Isso exerce pressão sobre os recursos hídricos nas regiões exportadoras, onde, com demasiada frequência, faltam mecanismos para a governança e conservação da água. Não só os governos, mas também os consumidores, as empresas e as comunidades da sociedade civil podem desempenhar um papel na obtenção de uma melhor gestão dos recursos hídricos.

Alguns fatos e números

Que tal trabalhar para diminuir a pegada hídrica da sua granja? Saiba como economizar água no processo de limpeza.

Facebook Twitter LinkedIn