No histórico do setor produtivo agrícola, três características são consideradas como formadoras do tripé para boas práticas de produção de aves: nutrição, manejo e sanidade.
Atentar para estes três fatores é uma forma de garantir o bem-estar das aves de maneira que estas sejam criadas em condições apropriadas perante a legislação. Além disso, é uma forma também de assegurar a produtividade na granja, que é diretamente afetada pelas condições das instalações e equipamentos, equipe e mão de obra, nutrição e outros.
Por isso, é extremamente importante manter as boas condições da suas criação de galinhas para evitar situações de estresse animal, que afeta negativamente a produção das aves de diversas maneiras. Por exemplo, quando a ave passa por situações de estresse intenso, seu organismo sofre reações metabólicas. Consequentemente, seu apetite é reduzido ou os nutrientes que ela ingere são redirecionados, afetando sua produção.
Para evitar que isso ocorra com a sua criação de aves, separamos algumas dicas para lhe auxiliar a reduzir as situações de estresse na sua granja. Confira!
Como vimos, uma bases do tripé é o manejo. Instalações inadequadas para a criação são um fator determinante no estresse das aves, pois quando confinadas em superlotação as aves passam por grandes situações de estresse fisiológico.
Procure oferecer instalações confortáveis, com espaço no comedouro e acesso à água de qualidade. É importante também que o local tenha iluminação adequada, pois no caso de galinhas poedeiras, por exemplo, a iluminação pode afetar no início da postura, taxa de postura e intervalo, além de interferir na qualidade da casca e tamanho do ovo.
Em casos de temperatura ambiental acima de 40°C, sem manejo adequado de ventilação e umidade, as aves podem morrer devido ao estresse calórico. A partir da quarta semana de vida, a temperatura ideal para conforto das aves varia entre 18 e 28°C. Em dias com temperaturas fora dessa faixa, é necessário tomar medidas para amenizar o estresse das aves, como oferecer água em temperatura próxima aos 12°C (em dias mais quentes) e evitar atividades de manejo dentro do aviário em períodos mais quentes do dia, para que as aves permaneçam em repouso.
Manter as instalações limpas e higienizadas é de extrema importância para evitar o estresse das aves e mantê-las livres de doenças. Procure evitar o contato de outros animais com o galinheiro, retire plantas invasoras no local, limpe a área ao redor e realize controle de manejo sanitário. No próximo item iremos abordar as consequências que um aviário contaminado podem trazer para o produtor.
Saiba por que você deve se preocupar com a higiene da sua granja!
Sanidade da instalação é fundamental, é muito importante ficar de olho no acúmulo de resíduos (como esterco, resto de ração, cama de frango). Tudo isso pode ocasionar em proliferação de ectoparasitas, que causam lesões, perda de peso e até morte. Para evitar a infestação de insetos e ectoparasitas, deve-se garantir a sanidade na granja, realizando limpeza e desinfecção do aviário com água sob pressão e produtos desinfetantes periodicamente.
As rações servidas devem ser balanceadas de acordo com as necessidades de produção e seus nutrientes devem ser administrados em quantidades exatas, conforme exigências das aves. Quando a ração servida carece de nutrientes ou apresenta excessos, a produção é prejudicada. Os comedouros devem ser limpos e todas as aves devem ter espaço para se alimentarem. Os bebedouros também devem seguir esse mesmo padrão.
Contar com uma equipe preparada para praticar esses passos rotineiramente ajuda a garantir a qualidade da criação de suas galinhas. Ofereça treinamentos aos tratadores e equipe que manipula as instalações do aviário, para que todos apliquem as boas práticas em sua granja.