O Brasil conta com condições que favorecem o setor de avicultura, como clima favorável para a criação de aves, área disponível e, principalmente, condições de biosseguridade, se mantendo como país livre da gripe aviária.
O sucesso no negócio depende do espírito empreendedor de cada produtor, que vai agregar valor em seu empreendimento de acordo com sua administração e inclusão de técnicas inovadoras em seus processos, além de garantir a qualidade na produção tomando algumas medidas necessárias.
Porém, existem alguns fatores que podem prejudicar a produtividade da avicultura industrial e, pensando em preparar os empreendedores de agroindústrias e auxiliar no lucro de seus negócios, separamos alguns desses pontos para você tirar o máximo proveito do seu negócio. Confira:
Nem todos os produtores entendem a importância da higiene e sanitização apropriada dos locais de criação de suas aves e não estar atento a esses fatores é um grande erro. A higiene e saúde das aves são de extrema importância para qualidade da produção. Investir em modernidade no que diz respeito à higienização do ambiente de criação das aves, com uso de equipamentos eficientes e produtos de alta qualidade e biodegradáveis é muito importante. Além disso, é fundamental criar uma rotina de vacinação, evitando doenças contagiosas.
Um erro comum entre produtores de aves é procurar pelas rações de menor preço sem se atentar às características nutricionais do produto que estão oferecendo à sua criação. Existem rações altamente nutritivas que possibilitam uma melhoria na qualidade de vida das aves, contribuindo com a flora intestinal e enriquecendo suas dietas para melhoria da saúde. Invista em rações que garantam às suas aves os nutrientes que elas necessitam e, além disso, não se esqueça de disponibilizar água fresca para mantê-las sempre hidratadas.
Um grande erro que pode acometer a avicultura industrial é a produção desenfreada, sem um planejamento adequado de acordo com uma projeção. A partir de uma projeção bem elaborada é possível desenvolver estratégias em relação ao negócio e garantir maior rentabilidade do empreendimento.
Permanecer estagnado no que diz respeito às práticas gerenciais de seu agronegócio é um forte ponto de atenção. Existem inúmeros serviços disponíveis para auxiliar na produtividade das aviculturas, auxiliando o produtor a melhorar processos, monitorar fatores ambientais importantes para a qualidade e desenvolvimento de suas aves como ventilação, temperatura, iluminação, entre outros. Investir em tecnologia, equipamentos modernos e técnicas inovadoras garantem que seu negócio esteja sempre à frente na concorrência, além de facilitar na gestão.
De nada adianta a adoção de técnicas inovadoras e alta produção sem entender a fundo o mercado onde está inserido. Procure estabelecer metas e estratégias de acordo com um conhecimento amplo do mercado, faça pesquisas e esteja sempre atualizado.
A avicultura industrial está em constante evolução e, conforme o item anterior, é necessário se manter a par do que está acontecendo no mercado. Muitos produtores se esquecem de investir em práticas e técnicas que auxiliam na gestão e no dia a dia de seu agronegócio. Constantemente surgem novas legislações, novas tecnologias e soluções. Para manter as granjas mais produtivas e, principalmente, com produção de qualidade, investir na automação de processos se torna um fator aliado para a gestão do negócio e aumento de produtividade.
Muitas técnicas existentes no mercado podem auxiliar na produtividade da granja e garantir a melhoria da gestão do negócio. Esteja informado sobre as novas tecnologias e melhores meios de gestão de processos e tarefas relacionadas aos cuidados com suas aves, para garantir a qualidade de sua produção.
Como você tem melhorado a produtividade na sua Avicultura? Alguns desses pontos são críticos em seu negócio? Compartilhe com a gente suas dúvidas e experiências!