Português (Brasil) U.S. English

Fornari Blog

Redução de mão de obra na desinfecção e no monitoramento da produção

Facebook Twitter LinkedIn
14 de abril de 2016 | Postado por Fornari

Há 30 anos começaram a surgir as discussões sobre êxodo rural, os problemas que ele traria e as previsões de falta de mão de obra. Hoje, isto não é mais o futuro, é a realidade. Falta mão de obra qualificada e sobram serviços para serem feitos.

Para suprir essa necessidade, e aprimorar os processos, a tecnologia vem se tornando mais presente nos sistemas de produção agropecuários, e é comum uma máquina fazer o trabalho de cinco, dez, ou mais pessoas.

Ainda que a substituição de mão de obra humana por máquinas possa não ser sinônimo de redução de custos, é uma solução que tem seus benefícios, principalmente em serviços repetitivos ou de coleta de dados, cuja eficiência e assertividade são maiores.

Nesse artigo, vamos falar sobre algumas máquinas que podem auxiliar na redução de mão de obra necessária para a desinfecção e monitoramento do sistema de produção. Ficou curioso? Acompanhe!

Desinfecção

Arco de desinfecção

Este é um daqueles equipamentos que o produtor não se vê sem, pois imagina ter que lavar e desinfetar todo veículo que esteja entrando na área de criação manualmente? E o tempo necessário para isso?

Alguns modelos são automáticos, ou temporizados, que precisam apenas de uma pessoa para controlar.

Desinfecção de ovos

Pense em uma máquina em que você apenas tem que colocar a bandeja com os ovos e escolher a velocidade do processo? Pois existe, com economia de água, controle automático de temperatura e de quantidade de desinfetante utilizado, trabalhando com diversos tamanhos de bandeja e com garantia por normas internacionais de desinfecção dos ovos.

Desinfecção de bandejas de incubação, nascimento e caixa de pintos

Esta é outra máquina que se adapta a sua necessidade com maior eficiência, consumindo menos água que os métodos normais, e com tecnologia que facilita o recolhimento dos resíduos. Basta colocar as bandejas na esteira e esperar que o equipamento faça o trabalho com todos os parâmetros automáticos.

Monitoramento

Ainda não chegamos ao ponto da automatização da produção ter um menor custo real do que a mão de obra, mas se formos colocar na balança eficiência do processo, padronização, controle dos parâmetros (velocidade do processo, temperatura), veremos que as máquinas fornecem esses benefícios de forma mais clara. E isso tem como benefício um maior retorno financeiro, além de segurança produtiva, garantindo qualidade para os produtos vendidos e a satisfação dos clientes.

Você possui máquinas e ferramentas automáticas na sua área de produção? Sente falta de algum processo que poderia ser substituído por uma máquina? Conte para a gente nos comentários.

 

Facebook Twitter LinkedIn