As previsões mais otimistas demonstram que a produção nos campos da avicultura, grãos e outros alimentos vem aumentando exponencialmente e as expectativas são animadoras.
O crescimento desses e outros setores não pode mais ser atribuído a fatores como as condições climáticas, mas, sim, à gestão, que desenvolve processos eficientes para produzir mais, gastando menos.
A gestão do agronegócio adequada tem o intuito de estabelecer práticas para facilitar a execução de tarefas. Para ajudar na tomada de decisões, técnicas e equipamentos foram desenvolvidos e aumentam a competitividade do setor. Atualmente, os produtores rurais precisam conhecer a fundo o seu campo de atuação, bem como o uso de técnicas avançadas de cultivo, criação, manejo e tecnologias direcionadas ao agronegócio.
Alguns pontos são de grande importância e devem ser encarados de forma positiva pelos produtores. No post de hoje, veja quais são eles.
Trata-se de um processo que centraliza as decisões e utiliza de recursos tecnológicos para isso. Entre as ferramentas utilizadas estão drones, GPS, controladores de aplicação e análises de solo, etc. O intuito é gerir o campo de produção de maneira exata, de forma que sejam aplicados os insumos, mão de obra e demais recursos conforme a necessidade, evitando desperdícios e gerando aumento de produtividade.
A finalidade é otimizar os sistemas que fazem parte da agricultura, especialmente o manejo produtivo e demais pontos que envolvam as operações. A agricultura de precisão gera um conhecimento maior da atividade, facilitando para que o produtor tome decisões positivas, e que geram um aumento da produtividade.
Uma pesquisa conduzida pela Associação Gaúcha de Avicultura e do Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas (Asgav/Sipargs) apontou que o milho e soja representam 60% do custo dos avicultores do Sul. Como alternativa, novos alimentos têm sido introduzidos na ração, a exemplo do trigo, cujos subprodutos do seu processamento são destinados à alimentação animal, em especial o farelo de trigo e o “triguilho”. O alimento mostrou ótima composição química e valor nutricional, apresentando valor menor que o milho, sobretudo no inverno.
Outro alimento que pode fazer parte da ração é o sorgo, desde que sejam inclusos ingredientes com pigmentos carotenóides ou xantofilicos, una vez que ele afeta a pigmentação da pele das aves. Por oferecer menos energia metabolizável que o milho, o sorgo é indicado quando seu valor representa até 90% do total do milho.
O manejo correto dos recursos hídricos, cuidados com a captação, tratamento, reutilização, armazenamento e consumo reduzem os custos e dinamizam a produção. Na avicultura, por exemplo, o uso adequado da água impacta no desempenho das aves, reduz custos com alimentos, medicamentos, climatização, entre outros pontos interessantes para o processo produtivo.
O mesmo vale para os recursos energéticos, sendo indispensável a adoção de equipamentos com eficiência energética, bem como o emprego de práticas de gestão de energias na granja, visando viabilizar a sustentabilidade na produção. Painéis fotovoltaicos e biodigestores que produzem energia a partir do esterco das aves são algumas das práticas interessantes para o negócio.
A tecnologia tem sido uma aliada da agricultura moderna. Entre inúmeras possibilidades está a utilização de sistemas de gestão agrícola que ofereçam controle dos processos da lavoura, na criação de animais e demais atividades ligadas ao campo. As ferramentas de gestão agrícola permitem otimizar, entre outras possibilidades:
Os softwares apresentam funcionalidades que auxiliam o produtor, proporcionando a integração com diferentes setores, bem como o controle da comercialização dos produtos e animais. Em linhas gerais, o sistema de gestão otimiza os processos e fornece a base para um bom planejamento.
Monitorar dados na avicultura, por exemplo, permite a alimentação eficiente, determinante para a redução de gastos, uma vez que ela pode representar até 70% do custo de produção. É possível identificar quais fases demandam mais ração e a medicação adequada e, assim, separar os animais em grupos de acordo com a necessidade da produção.
Entre os fatores que exigem preocupação é a questão da logística, uma vez que ela se refere ao armazenamento, comercialização e transporte da produção. O produtor precisa traçar uma estratégia tanto para o pico de produção quanto para os momentos em que os níveis diminuem, a fim de ter o melhor aproveitamento dos recursos que dispõe.
Algumas técnicas e sistemas proporcionam resultados eficientes e efetivos para o agronegócio, o que contribui para aumentar a lucratividade e evitar desperdícios na produção. Elas são interessantes desde que haja um planejamento sólido para sua implementação e empenho por parte dos envolvidos.
Saiba a importância de utilizar a tecnologia no agronegócio!
E você, aplica algum desses processos de gestão para reduzir os custos do seu negócio? Gostou do conteúdo e quer saber mais informações para tornar a sua produção mais eficiente? Continue acessando o blog e conheça a nossa proposta!