Com um pouco de conhecimento e planejamento, a produção de carnes e o número de ovos produzidos pela sua granja podem ser controlados para se manterem consistentes ao longo de todo ano.
Para que isso ocorra é preciso fazer o escalonamento da produção de frango. O escalonamento consiste em obter uma média de produção, para que a oferta e os lucros sejam contínuos. Ou dito de outro modo, os ciclos de criação devem se complementares para que nunca falte produto para o consumidor.
Para que a produção de ovos seja contínua durante todo o ano é preciso que a sua granja tenha, no mínimo, três lotes de produção. Um lote de pintos começará a produzir em torno da 20ª semana e atingirá a produção máxima na 24ª semana. Assim, a sua granja terá um lote em produção na 48ª e outro lote em produção na 68º.
Ou seja, a sua granja deve fazer a primeira compra de pintos no 1º dia, a segunda compra de pintos na 20ª semana e a terceira compra de pintos na 20ª após o segundo lote. Dessa maneira, a sua granja terá sempre 90% das suas aves mantendo a média da produção.
O escalonamento da produção de carnes permite manter uma média na produção e garante o abastecimento contínuo para o mercado consumidor.
Para a produção de carnes, cada lote de aves deve ter em média 65 dias. Entre cada lote de frango para a produção de carnes é preciso observar o vazio sanitário, que deve durar 15 dias. Ou seja, 65 + 15 = 80 dias.
Em um ano, cada galpão receberá 4,5 lotes de frango. Ou seja: 1 ano (365 dias)/ 80 = 4,5 lotes de frango. Para que a granja tenha uma média constante de produção durante todo o ano, é preciso adquirir um lote por mês.
12 lotes/ 4,5 lotes = 3 galpões. Cada galpão receberá um lote da seguinte maneira:
Esse escalonamento de aves permitirá que a sua granja mantenha uma produção constante de carnes de frango.
Vazio sanitário é o nome dado ao período de quinze dias em que o aviário deve ser deixado vazio depois da retirada das aves para o abate e antes que sejam alojados novos pintos. O vazio sanitário deve ser realizado após a desinfecção.
Procedimentos adequados de limpeza e desinfecção são fundamentais para romper ciclos de transmissão de agentes entéricos que contaminam o alojamento e os equipamentos de alimentação.
É fundamental que a granja aplique consistentemente um protocolo de limpeza e desinfecção que abranja todos os agentes infecciosos e adote procedimentos apropriados de todas as superfícies.
Quer saber mais sobre como impulsionar a produção? Veja como aumentar a produtividade da sua granja.