O Brasil é uma potência agrícola com alto potencial de expansão nos próximos anos. Lá fora, somos, justamente, conhecidos por apresentar excelentes condições para o desenvolvimento de atividades ligadas ao agronegócio.
Temos solo fértil, biodiversidade, condições climáticas favoráveis e conhecimento em novas tecnologias. Todos estes aspectos fazem com que a agricultura brasileira seja vista com bons olhos no mercado mundial.
Tanto é assim, que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que a produção agropecuária brasileira tenha um crescimento de 40% nos próximos dois anos. A organização também aponta que a nossa produção de alimentos deva apresentar um crescimento de 80% até 2050. O aumento da demanda se deve ao crescimento da população mundial, mas também é um reflexo da reputação que o agronegócio brasileiro tem em mercados internacionais.
O Brasil já tem uma excelente representatividade mundial na exportação de commodities. Açúcar e café são alguns dos itens mais vendidos para o mercado internacional. Também ocupamos a segunda posição no ranking de produção bovina – por enquanto, a liderança pertence aos Estados Unidos. Mas podemos ir além e explorar mais oportunidades no mercado agrícola mundial. O Brasil tem condições de solo favoráveis para a produção de uma boa diversidade de alimentos, mas também conta com tecnologia suficiente para atender as demandas dos mercados mais exigentes.
Uma demanda que tem crescido nos últimos anos é a de alimentos orgânicos, sem uso de transgênicos. As condições de terra e clima encontradas no Brasil possibilitam a produção de alimentos de qualidade, que podem ser facilmente exportados para o mercado internacional.
Mas também estamos prontos para avançar em mercados além das commodities. Já temos tecnologia suficiente para apostar no processamento de alimentos e na industrialização do agronegócio brasileiro. Nichos ainda pouco explorados no mercado mundial, mas que representam ainda mais oportunidades de crescimento para o setor.
A tecnologia é essencial para que o Brasil possa aproveitar ainda mais oportunidades no mercado mundial. Para exportar para diversos países é preciso apresentar alta qualidade nos produtos oferecidos. A tecnologia é fundamental para isso. Já existem equipamentos que automatizam a limpeza de itens utilizados no manejo de animais e alimentos. Também já existem sistemas que facilitam o controle de plantações, a limpeza da água e a extrusão de sólidos na bovinocultura e suinocultura. Estes são exemplos de equipamentos que facilitam a rotina de trabalho no agronegócio e que ajudam a garantir produções com muito mais qualidade.
Com certeza, a tecnologia também é necessária para que o Brasil avance no processamento de alimentos e na industrialização de suas atividades, algo que possibilita a venda de produtos com alto valor agregado para clientes internacionais e eleva a situação do país na economia mundial.
Os equipamentos desenvolvidos pela Fornari ajudam a automatizar importantes tarefas do agronegócio, aumentando a produtividade e elevando a qualidade dos alimentos comercializados. É um exemplo de tecnologia que acelera o crescimento do agronegócio nos mercados nacional e internacional. Conheça nossos produtos.