Para garantir o máximo de aproveitamento na avicultura, é preciso ficar atento aos sinais que mostram que existem falhas na forma como a produção é administrada.
Na produção de ovos férteis, por exemplo, existem alguns indicadores de desempenho que podem contribuir para evitar perdas desnecessárias e para maximizar os lucros da granja.
Falamos sobre quatro destes indicadores abaixo, confira:
Você mantém um acompanhamento sobre a variação do número de pintinhos que nascem na granja? Avicultores sabem que é normal nem todos os ovos eclodirem, mas quando o número de não nascimentos é muito alto, há algo errado na forma como os ovos estão sendo manejados.
Além de este ser um forte indicador de como está a produtividade da granja, também ajuda no controle da higiene do local, uma vez que uma das causas para o não nascimento de muitos dos pintinhos possa estar relacionada à contaminação dos ovos. Assim, o avicultor ou gerente de produção devem procurar respostas para as perguntas:
Para o exemplo citado, morte embrionária causada por contaminação do ovo, podem ser verificadas melhorias no método de desinfecção. Nesse caso, um método que garanta maiores índices de eclosão pode gerar um aumento na produção da granja.
Outro indicador relacionado à perda de ovos é o número de ovos que racharam ou trincaram. Além de estes não serem ovos apropriados para a incubação, eles também não são ovos que podem ser consumidos na alimentação. Devem, portanto, ser descartados – o que explica o fato de o alto índice de ovos assim prejudicar os ganhos da granja.
Uma das causas para um alto índice de ovos rachados ou trincados é a falta de cuidado no manejo, como no momento em que eles são colocados na bandeja incubadora. Outra possível causa é o acumulo de ovos no galpão. Para evitar perdas por este motivo, é recomendado que a coleta seja feita, pelo menos, quatro vezes ao dia – seis durante o pico da produção. O uso de materiais não adequados para realizar a coleta – como cestas, baldes e bandejas de plástico pontiagudas – também pode contribuir para o aumento no número de ovos rachados ou trincados (prefira bandejas em fibra).
Mesmo depois que os ovos eclodiram, é possível avaliar a qualidade da produção de ovos férteis na granja observando os pintinhos. Quantos deles morrem logo depois do nascimento? Um alto índice de mortalidade pode estar relacionado a problemas no manejo dos ovos. E se o método de limpeza dos ovos for mudada? Confira este artigo, que irá ajudá-lo a entender a importância da automação de desinfecção.
A raspagem, por exemplo, é um método de limpeza utilizado por alguns avicultores. No entanto, este é um método que pode deixar o interior do ovo mais vulnerável a contaminações. Além de reduzir o índice de eclosão, isso também pode afetar o número de pintinhos que nascem saudáveis e gerar um aumento no índice de mortalidade de pintinhos recém-nascidos. Sendo assim, melhorar o método de desinfecção de ovos também possibilita uma maior qualidade de pintos na granja.
Descobrir a causa para o alto número de pintinhos que não sobrevivem e eliminar estas falhas na forma como a produção de ovos férteis é gerenciada é essencial para garantir melhores resultados na avicultura.
Como os pintinhos se desenvolvem na granja? Se muitos deles não crescem fortes, também é um sinal de que algo pode estar errado no manejo dos ovos. Pintinhos que vieram de ovos trincados, por exemplo, costumam ser menores do que os nascidos de ovos intactos. Ovos assim não deveriam ser colocados na incubadora, porque podem explodir e contaminar outros ovos. No entanto, algumas vezes, a trinca pode ser invisível aos olhos do avicultor. A ovoscopia ajuda a identificar a integridade dos ovos e a reduzir os riscos de contágio por explosão na incubadora.
Precisa melhorar os processos na produção de ovos? Comece conhecendo os equipamentos Fornari, para limpeza, desinfecção e incubação!
Quais outros indicadores de desempenho você utiliza para garantir o máximo de produtividade na granja? Compartilhe nos comentários!