A ovoscopia é uma parte importante da avicultura industrial, especialmente quando se deseja realizar observações sobre o desenvolvimento embrionário das aves.
Há uma série de fases pelas quais um embrião passa antes de estar apto a nascer. O procedimento utilizado para observar o desenvolvimento do embrião, que se encontra dentro do ovo, é feito, principalmente, por meio da utilização de uma fonte de luz brilhante na mesa de ovoscopia.
A galinha não depende do galo para produzir ovos. Porém, para que haja a fertilização dos ovos é fundamental a participação do macho. Em criadouros comerciais, as aves chegam à maturidade sexual em cerca de cinco meses. Ocorrendo a fertilização, os ovos devem ser incubados para o nascimento dos pintinhos. A ovoscopia é o processo utilizado para se verificar se o ovo foi ou não fertilizado. Com a ajuda de um feixe de luz, é possível observar o desenvolvimento do embrião a partir do oitavo dia da incubação.
Em uma mesa de ovoscopia, lâmpadas de LED fazem uso de um feixe de luz forte, que se concentra em um ponto fixo do ovo. Na presença de uma lâmpada de miragem, o embrião parece uma sombra muito escura. Ovos inférteis também são fáceis de detectar, pois esses não produzem sombras. Além disso, a observação dos vasos sanguíneos, que são bastante visíveis, permite fazer o controle do crescimento. Caso um embrião morra, os vasos começam a se deteriorar rapidamente e formam estrias que se encontram visíveis sob a casca. A ausência de movimento também é um indicativo de um embrião morto.
Além de mostrar o crescimento, uma mesa de ovoscopia também permite observar a fertilidade dos ovos e os níveis de perda de peso que possam ocorrer ao longo do tempo. Além disso, esse equipamento permite a identificação dos embriões mortos antes que o ovo venha a explodir. Com o auxílio da mesa de ovoscopia, também é possível identificar e eliminar os ovos trincados ou que apresentam falhas e rachaduras na casca, o que potencializa a entrada de agentes contaminantes, como fungos e bactérias que podem comprometer o restante da produção.
Em tempos extremamente secos, o aumento do tamanho do saco de ar pode ser observado. Em tais condições, a umidade do ambiente também deve ser controlada para competir com as condições de seca. Se o saco de ar parece ser menor do que deveria, os mecanismos opostos devem ser aplicados.
O equipamento elimina, ainda, o risco que o ovo esteja virado: a posição correta facilita o nascimento do pintinho e permite que a vacinação in ovo aconteça de forma correta. A mesa apresenta outras vantagens tais como:
Ovoscópio: como usar e quais os benefícios!
E você? Quer profissionalizar ainda mais a sua avicultura industrial? Entre em contato com a Fornari! Se você ficou com alguma dúvida ou quer dar sua opinião sobre a ovoscopia, deixe o seu comentário.