Sustentabilidade tornou-se sinônimo de preocupação, no sentido de melhoramento dos padrões adotados pela sociedade em diferentes segmentos.
Com ampla cobertura pela mídia, o tema se tornou parte das preocupações de empresários, produtores, executivos, representantes políticos, estudiosos e demais interessados.
O princípio da sustentabilidade é o respeito ao próximo e ao ambiente como um todo. Mais do que uma tendência, as práticas sustentáveis se mostraram, em muitos casos, mais eficientes em relação às convencionais. Essas práticas estão cada vez mais presentes no cotidiano das agroindústrias não só por uma demanda por atividades menos danosas ao ambiente, como também pela concorrência maior e exigência crescente de produtos corretos.
Veja quais pontos a se considerar para tornar as operações e processos mais sustentáveis na agroindústria.
Engana-se quem acredita que sustentabilidade é sinônimo de maiores investimentos e ineficiência. Muito pelo contrário, uma vez que as práticas sustentáveis têm como objetivo a redução dos custos, obtida principalmente com inovação e uma visão estratégica empreendedora.
A gestão deve se atentar às operações internas e externas. Por isso é importante levar em consideração pontos que vão além do plantio e processamento. As práticas precisam alinhar criatividade, desenvolvimento, comunicação, estreitamento das relações interpessoais entre os envolvidos, pesquisa, legislação, entre outros pontos. Dessa forma, é possível construir uma cadeia de produção sólida, que respeita o meio ambiente em todos os estágios, o que resulta em uma operação eficiente e maior consciência do consumidor.
A sustentabilidade na agroindústria é capaz de mudar o cenário, tornando-o mais competitivo e isso pode ameaçar o posicionamento de muitas instituições que precisam se adequar as novas tendências. Ela tem o poder de afetar positivamente as operações de indústrias, desde o desenvolvimento de seus produtos e serviços, passando pela produção, vendas, ações de suporte e destinação de resíduos.
Em suma, a adoção de práticas sustentáveis afeta de modo geral o projeto, proporcionando a ele a criação de um valor benéfico, o qual será agregado conforme suas necessidades mercadológicas. O aumento da concorrência se dará conforme a aceitação e exigência do mercado de produtos com alto valor agregado e que assumam um posicionamento de conscientização ecológica.
Para tornar o negócio sustentável, é importante seguir um caminho baseado no respeito. Como cada negócio possui suas especificidades, é preciso começar pela forma como os processos são realizados. Pensar em abordagens que irão utilizar menos água, com maior eficiência energética, além da retirada de insumos danosos ao ambiente, como o formol, entre outros que impactam ambientalmente e socialmente de forma negativa.
O uso de equipamentos que auxiliam no controle e tratamento, capazes de contribuir com o trabalho no campo e nas indústrias deve ser adequado para a harmonia com o meio ambiente. Nesse processo, também entra a gestão de pessoas, uma vez que é preciso conscientizar os profissionais envolvidos, despertando-lhes um pensamento sistêmico e de modo integrado, proporcionando uma ampla visão das operações da empresa. Cabe ao gestor avaliar e mensurar resultados, mesmo os intangíveis.
Saiba também como aliar agronegócio e sustentabilidade sem deixar de lucrar!
Gostou da postagem e quer saber como tornar o seu negócio sustentável? Conheça a proposta da FORNARI e veja como isso é possível.